(Foto:g1.com.br -2011)

Hoje, feriadão de Corpus Christi, foi feito o tradicional tapete de sal de São Gonçalo de 1,5km, sendo o maior tapete da América Latina, com cerca de 50 toneladas de sal grosso, além de serragem e pó de café, formando 200 obras de arte.

Paremos para pensar...
  1. O maior tapete de Corpus Christi da América Latina
  2. A cidade onde nasceu a Umbanda 
  3. A cidade mais evangélica do mundo
Agora se pergunte:

  • Como São Gonçalo pode ter tanta gente intolerante com a fé do outro
  • Por que somente as religiões cristãs são prestigiadas em São Gonçalo?

Sempre ficamos sabendo de festas de santos padroeiros das igrejas católicas com apoio de vereadores, Marchas para Jesus, show gospel, criação de praça da bíblia, mas não bastam somente estes atos.

Temos uma variedade de cultura referente a diversidade religiosa que eu não conheço em nenhuma outra cidade do país, mas não vejo tanto usufruto disto para benefício do crescimento de nosso município. Se você for a Bahia (eu já fui duas vezes e sou testemunha) verá como eles utilizam a religião para desenvolver o estado através de um turismo cultural.

E por que não fazer o mesmo em São Gonçalo? Como dizia o Chacrinha "No mundo nada se cria, tudo se copia", e vejo a necessidade das autoridades gonçalenses começarem a copiar os bons exemplos e deixarem de copiar os maus exemplos (para falar a verdade já passou da hora disto acontecer).

Quanto mais expôr a cultura religiosa de São Gonçalo mais o município receberá receitas oriundas do turismo, vendas de produtos religiosos, aumento do consumo em lanchonetes e restaurantes, geração de emprego e renda familiar. Ou seja, uma ajuda para aquecer a economia.

Explorar as coisas boas da cidade para sairmos das colunas policiais dos jornais é uma atitude que estamos muito atrasados para fazer!

3 comentários:

  1. Adorei Rafael,disse tudo!

    ResponderExcluir
  2. Rafael, há ainda o "Rincão do Senhor" do Pe. Dé que tb poderia ser incluído neste Circuito Religioso. Mas, de longe, vejo que o que existe é intolerancia religiosa mesmo (vide o episódio de derrubada o 1º centro de umbanda do Brasil e que fica em SG). Lembro-me de um boato que a nossa prefeita, quando assumiu, decretou que fossem retiradas toda e qualquer imagem da prefeitura. Se realmente isso aconteceu, como esperar que se organize turismo voltado para a religião? Padecemos de falta de visão e perspectivas em nossa cidade em todos os sentidos e, o setor de turismo, não possuir sorte diferente.
    Cordial abraço,
    AS

    ResponderExcluir
  3. Olá, Rafael. Concordo plenamente com seu comentário e me solidarizo com o que Anderson Silva disse. Embora eu tenha feito parte da equipe da Secretaria de Turismo e Cultura nos últimos anos da gestão Panisset, devo admitir que realmente falta muita coisa. Principalmente a tolerância. Temos vários projetos que não saíram do papel. Não só de turismo religioso como de outras formas também. Eu trabalho com cultura e quem estava responsável pelo turismo era Helena Guedes. Não faltou boa vontade da parte da secretaria, mas não só o poder público tem dificuldades neste setor, como também os empresários em patrocinar. Uma coisa leva a outra que leva a outra... Espero (e acredito) que o próximo governo tenha planos mais e uma visão mais ampla a respeito.

    ResponderExcluir